Vender na internet vem sendo um sucesso desde o começo da pandemia, onde diversos fatores fora m prejudicados pelas restrições devido o vírus. Muitos negócios ficaram com suas “portas fechadas” por meses. Entretanto, os custos não tiveram a mesma parada.
Todavia, alguns lojistas conseguiram atingir números que nunca alcançaram antes com suas lojas físicas. Todo esse resultado foi possível graças as vendas pela internet.
Confira agora quais são as 3 principais formas de vender na internet e como você pode estruturar seu negócio para vender nestes canais de vendas.
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As redes sociais estão extremamente presentes em nossa rotina. A prática de abrir o Instagram ou Facebook como primeira atividade pela manhã já é comum, tamanha adesão que temos pelos aplicativos.
Mais do que gerar entretenimento, são um ótimo canal de divulgar e vender na internet seus produtos e serviços. No Instagram, por exemplo, podemos divulgar os produtos através de fotos e vídeos e cadastrar catálogos para o cliente efetuar a compra direto pelo app.
Este é o conceito dos Super Apps, aplicativos que possuem diversas funcionalidades em apenas um aplicativo, assim como o WhatsApp, que permite mandar mensagens e também cadastrar o catálogo de produtos da sua loja, bem como efetuar pagamentos.
Entretanto, as redes sociais não devem ser o único canal de vendas da sua empresa no online. É possível ver que marcas já consolidadas no mercado atuam com o e-commerce, sendo o principal canal de vendas, muitas vezes, direcionando seus clientes das redes sociais para sua loja virtual.
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Outro grande canal para vender na internet são os marketplaces. Se você não sabe o que é, não se preocupe. De forma simples, o marketplace é igual a um grande shopping, onde diversos lojistas vendem seus produtos no mesmo local. Funciona da mesma forma, porém no ambiente digital. Empresas como Americanas, Magazine Luiza, Mercado Livre são marketplaces, ou seja, representam o “shopping digital”. Dentro desse canal de vendas, lojistas cadastram e vendem seus produtos.
A vantagem de estar presente em marketplaces é a visibilidade que seu produto recebe por estar presente em um site que possui milhões de acessos todo o dia. Isto é o mesmo que ter uma loja física na avenida principal da sua cidade. Em contrapartida, os marketplaces recebem uma comissão pelas vendas. Cada marketplace cobra um valor diferente, mas a maioria fica por volta dos 15%.
Este é um ótimo canal de vendas para quem tem um preço muito competitivo, pois acaba vendendo muito mais, já que possui o menor preço perante a concorrência. O problema é que somente vender pelo marketplace pode se tornar perigoso, pois fica complicado obter uma margem maior, já que é preciso ficar com um preço competitivo com seus concorrentes anunciando produtos ao lado do seu.
Com sua loja virtual e explorando bem o branding da sua marca, é possível vender por um preço muito maior, com escala e 24h por dia, vantagens de vender pelo digital.
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Ter uma loja virtual parece irrelevante para alguns lojistas. Eles não vêm a possibilidade de vender para todo o Brasil e 24 horas por dia, diferentemente da loja física. Não percebem também os números expressivos que o e-commerce vem tendo ao longo dos anos. Somente no primeiro trimestre de 2022, foram faturados mais de R$39,6 bilhões.
Mas as vantagens não param por aí. Com um e-commerce, não é necessário ter uma equipe de vendedores em sua loja. Além do gasto com folha salarial ser muito alto em uma loja física, convenhamos que, muitos vendedores ficam escorados pela loja durante boa parte do tempo, sem disposição nenhuma para vender.
Com o e-commerce não é bem assim. Você pode conquistar seus futuros clientes com o tráfego pago cujo objetivo é divulgar produtos nas redes sociais e mecanismos de busca, como o Google. Nas plataformas de tráfego pago, como Google Ads e Facebook Ads, os algoritmos ajudam seu negócio a encontrar o cliente ideal para você através de gostos e interesses do seu público.
Você também pode fazer campanhas de remarketing para alcançar clientes que já compraram em outra oportunidade na sua loja através de um código que pode ser instalado no seu e-commerce, chamado pixel. Este tipo de campanha já não é possível de ser feita pelos marketplaces e pela venda direta nas redes sociais.
Mais do que isso, ter um e-commerce agrega valor para sua marca, passando mais credibilidade e profissionalismo, seja você atacado ou varejo, fabricante ou não dos seus produtos.
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Vimos neste artigo, as 3 principais formas de vender na internet e quais são as vantagens e desvantagens de cada um. Imagino que você já está analisando qual faz mais sentido para sua empresa e seu modelo de negócios.
A verdade é que as 3 formas tem muito potencial, ou seja, podem gerar muitas vendas. Você pode usar todas as opções para ter ainda mais desempenho e estabilidade nas vendas do seu negócio, assim seu negócio não ficará dependente de apenas um canal de vendas.
Entretanto, há um canal que você deve ter se você quer ser relevante no digital, independentemente se irá usar os outros dois. O canal de vendas a qual me refiro é o e-commerce.
Com ele, você irá de fato, construir uma marca e uma empresa forte e consolidada, e diversos lojistas já perceberam as vantagens em ter o seu e-commerce. Se você conferir no nosso Instagram, irá ver nosso ritual, aqui na Magazord, de “bater o sino” quando fechamos contrato com o lojista.
Como você estar chegando agora neste “mundo” de vendas pela internet, construímos um artigo explicando quais são as vantagens em ter um e-commerce, que você acessar clicando no botão abaixo: