Que o e-commerce vem crescendo em um ritmo muito acelerado isso é um fato. Com o avanço tecnológico e a chegada da pandemia, os comércios e consumidores tiveram que se adaptar a essa nova realidade.
O crescimento do e-commerce atingiu patamares recordes em 2021, chegando a faturar mais de R$161 bilhões. Um aumento de 27% em relação ao ano anterior, 2020.
Por ser um mundo ainda novo e com diversas oportunidades, muitos empreendedores cometem erros considerados de inciante.
Se você já tem um negócio online ou iniciará um novo empreendimento, a Magazord traz para você 10 erros que jamais se deve cometer em uma loja online.
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Ter um planejamento inicial para o seu empreendimento online pode te salvar de muitos problemas futuros. Ter um plano traçado pode ajudar na construção e no crescimento da sua loja.
Por isso, antes de começar algo, analise seu produto, seu nicho, seu público-alvo, sua oferta, sua logística, seus valores e tudo mais.
Mas não confunda planejamento com perfeccionismo. Você precisa planejar e saber muito bem como realizará, mas não pode atrasar tudo esperando ficar tudo 100%, porque isso nunca acontecerá.
Continuando na parte de planejamento, agora vem o momento de decidir o que você ofertará para o seu cliente. Essa parte é onde você escolhe os produtos ou serviços e seu nicho de atuação.
Além de decidir o que venderá, deve-se fazer um estudo de mercado e entender o que está rolando nele. Saber da demanda, das dores do seu público e se tem margem para escalar. O próximo tópico está bastante ligado a esse fator.
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Logo após escolher o que vai vender, chegou a hora de saber para quem você ira vender. Anteriormente dito, saber qual o público, qual o nível de consciência do mercado, como está a evolução do mercado e afins.
Aqui é um dos momentos mais importantes, porque você entendendo o nicho em que está atuando, pode direcionar campanhas, textos, promoções e anúncios focados exclusivamente nas dores e soluções do cliente.
Com uma boa base e estratégia montada, o crescimento da sua loja será muito maior, conseguindo se expressar e filtrar o máximo possível.
A qualidade do seu site diz muito sobre o seu e-commerce. Tendo um site bem otimizado, rápido e organizado, trará uma confiança e credibilidade maior para a sua marca.
No momento em que o seu cliente encontra o seu site e decide clicar para entrar, ele não ficará esperando uma eternidade até abrir. Sendo assim, o máximo que ele esperará será de 3 a 5 segundos, se passar isso e nada, ele simplesmente pega e sai do site.
Assim, uma boa otimização é deixar seu site rodando bem e sem nenhum tipo de erro. Hoje existem muitas ferramentas que ajudam a aumentar a qualidade da sua loja online, assim dando mais credibilidade, passando maior confiança e melhorando a experiência do cliente.
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Continuando na estrutura do seu site, uma boa apresentação é algo que você deve se atentar se está fazendo bem feito. Então você deve observar se as cores que está usando faz sentido e se combinam, se os botões são clicáveis e estão organizados e se o seu cliente conseguirá ter uma experiência fácil e agradável.
Então se atente a esses detalhes, Escolher uma combinação de cores harmoniosas pode ajudar muito na conversão. Entender o significado das cores e o que você quer transmitir para seus clientes trará bons resultados. Procure sobre psicologia das cores e veja se faz sentido para o seu negócio.
Além das cores, a organização é um fator fundamental. Todos querem saber como encontrar ou realizar algo de maneira fácil e rápida. Então, ao escolher o seu layout, defina os pontos principais da sua loja e deixem ele em destaque, como o carrinho, lupa de pesquisa, produtos, coleções e termos da loja.
Ainda na parte de layout da página, falaremos sobre carrinho e checkout. Esse é um dos principais erros que lojas online cometem, por esse motivo suas vendas não convertem como queriam.
O carrinho da sua loja deve estar sempre visível e de fácil acesso ao consumidor. Ele deve ser simples e intuitivo para levar o cliente ao checkout e finalizar a compra.
Agora falando sobre o checkout, ele segue os mesmos princípios do carrinho. Intuitivo, dinâmico e simples. Entenda, quanto menos clique o cliente tiver que dar, mais ele comprará.
As pessoas querem tudo fácil e rápido, e oferecer isso a eles de uma forma organizada, que passa credibilidade e transmite confiança é a fórmula do sucesso para o seu negócio decolar em vendas.
👉 Confira: Porque a Indústria precisa abraçar o e-commerce?
Continuando sobre a parte de checkout, falaremos das formas de pagamento. Talvez uma das partes mais difíceis e importantes para um e-commerce. Nem sempre você conseguirá ter as melhores taxas para os meios de pagamentos e isso pode afetar muito o seu faturamento.
Muitos compradores online geralmente não têm um limite muito alto no cartão de crédito, ou não tem o dinheiro suficiente para pagar a vista e acabam abandonando a compra por não conseguirem pagar.
Assim, oferecer vários meios de pagamento será algo que ira atrair mais clientes e compradores para sua loja. Ter opções como dividir a compra no cartão e boleto, dois cartões, parcelar no pix e outros diferenciais pode ser uma solução para aumentar as suas conversões.
Todos quando compram através do e-commerce buscam o melhor frete possível. A demora de uma entrega ou o valor cobrado pode ser algo determinante na hora do cliente concluir a sua compra.
Ter um bom relacionamento com transportadoras diferentes vai te trazer um número maior de opções na hora de ofertar o frete ao seu cliente. Muitas vezes você pode criar estratégias com as transportadoras para ter um desconto em algumas entregas.
👉 Confira: Porque a Indústria precisa abraçar o e-commerce?
Conseguir resolver todas as dúvidas e problemas que o seu cliente tem oferecendo um atendimento rápido, qualificado e humanizado será uma ótima estratégia de fidelização de clientes.
Com isso, escolha uma equipe qualificada para resolver problemas e direcionar seus clientes para o melhor caminho.
Diversos negócios digitais tentam se aventurar nesse mundo dos empreendimentos online e acabam quebrando por não terem a experiência e nem a qualificação necessária para suportar todas as demandas.
👉 Confira: Dicionário do E-commerce
Vendo isso, a Magazord é uma plataforma de e-commerce completa e focada em resolver as suas principais necessidades e dores. Com as melhores soluções do mercado em um único lugar, nossa diferença é a agilidade e facilidade nas integrações e processos.
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