O Instagram hoje conta com mais de 1,4 bilhão de usuários. Com isso surge a dúvida: Como aumentar o Engajamento no Instagram?
O engajamento no Instagram se trata de uma métrica usada para medir a quantidade de interações do público com o seu perfil. Nele, essas interações são, curtidas, comentários, respostas nos stories, salvamento e compartilhamento de posts.
Essa métrica é usada para medir e entender o interesse do público com conteúdos criados por um perfil. Assim, quanto maior o engajamento, maior será a sua relevância e assim as chances de você aparecer para mais usuários aumentará.
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Com o crescimento da facilidade para que pessoas possuam um celular e acesso à internet, a exigência se tornou crescente. Por isso, criar algo diferente para chamar atenção dos usuários se torna uma tarefa cada dia mais difícil.
Sendo assim, para ter um Instagram que chame a atenção e, principalmente, que venda, será necessário entender o que seu público-alvo consome e o algoritmo da plataforma.
Saber como funciona esse algoritmo não simples. Apenas com o tempo você entenderá o melhor conteúdo para postar, quais horários e qual a comunicação adequada para o seu público.
Portanto, existem algumas estratégias que você pode seguir para conhecer melhor o seu público, assim adequando o seu conteúdo de uma melhor maneira, consequentemente, aumentando o engajamento do seu Instagram.
Caso você quer ter um perfil para seu e-commerce, então você precisa ter uma conta comercial no Instagram. É algo simples, mas que vai te trará muitas vantagens para analisar o seu engajamento e melhorar o seu conteúdo.
Com o perfil comercial, você consegue ter acesso ao Instagram Insights, onde se vê quantos seguidores você ganhou, a quantidade de interações em seus posts e stories, informações de seus usuários como a localização, faixa etária e horários de atividade.
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A sua Bio tem grande influência no alcance do seu perfil, pois é ali que os visitantes do seu perfil vão conhecer a sua marca e saber qual o seu modelo de negócio.
Bem como, é interessante escrever a bio de forma direta, que consiga estimular a pessoa a continuar no seu perfil e te seguir. Portanto, usar emojis é uma forma interessante para prender a atenção. Mas não esqueça também de colocar um link que direcione o seu cliente para o seu site ou alguma outra página do seu interesse.
Antes de começar a criar uma marca conhecida e forte no Instagram, você deve, primeiramente, conhecer o seu público e, principalmente, definir a sua persona. A persona é um personagem fictício que representa o cliente ideal do seu negócio.
Assim que você decide começar a publicar conteúdo no Instagram, você deve conhecer quem vai ver e consumir esse tipo de conteúdo. Por isso, gaste um tempo entendendo o que eles gostam de ver e assim criar um padrão de postagens.
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Logo após conhecer seu público, chegou a hora de colocar a mão na massa e produzir conteúdo. Tendo todas as informações necessárias, criar conteúdos que engajem será muito mais simples e fácil.
Primeiramente, a foto é o formato padrão do Instagram. Com ela, a proposta é chamar o máximo de atenção possível do seu seguidor e tentar fazê-lo engajar com a publicação.
Diferente da foto, o carrossel é como se fosse um álbum de fotos interativas. Nele você pode colocar até 10 imagens em uma única postagem. Com ele, você consegue desenvolver melhor algum tema que abordará.
Essa ferramenta é a mais utilizada, pois com ela, você consegue interagir de maneira mais rápida e real com seus seguidores, com ele, você posta o que está fazendo no momento ou alguma informação de rápida divulgação.
Existem várias coisas que você pode fazer, como, caixinha de perguntas, enquetes, testes de conhecimento e muitas outras. Aproveite essa ferramenta e interaja mais com seu público, conheça ele e saiba quais são as suas principais dores e objeções.
Para concorrer com o TikTok na parte de vídeos curtos e rápidos, O instagram criou o Reels. Por isso, hoje, a forma mais fácil de se trazer novos seguidores é a partir da criação de Reels que engajam e terem uma alta divulgação.
Mesmo que não seja muito usada por perfis de e-commerce, pode ser uma boa estratégia fazer algum tipo de parceria entre seu perfil e de outra pessoa/marca que possa trazer alguns seguidores para você.
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Logo após você conhecer todas as formas de posts do Instagram, está na hora de saber como fazer seu público engajar com eles. Por isso, saber as diversas formas de criar conteúdo vai te trazer grandes resultados.
As pessoas estão no Instagram para se divertirem e verem coisas que gostem. Ninguém quer ser bombardeado com fotos e vídeos de produtos sendo vendidos a todo momento.
Postar o que seus clientes estão achando do produto gera prova social e é um bom gatilho para se usar. Ainda mais, assim você consegue transmitir confiança que seu produto é de qualidade.
No geral, você pode fazer essas postagens tanto no feed com fotos/carrossel ou nos stories. Na primeira opção, é bom usar algumas fotos de melhor qualidade ou com algum tipo de produção. Já nos Stories, pode ser um print de uma conversa ou a própria foto do cliente.
Postar como que funciona por trás das câmeras pode aproximar o seu público de você e de seu negócio. Por isso, mostre como ele é produzido, ou grave você embalando os produtos, fazendo o envio deles, etc.
Esse conteúdo deve ser feito na hora. Assim, o melhor lugar para se postar será nos stories. Essa ferramenta tem foco de mostrar o que você está fazendo naquele exato momento “sem produção”.
Ninguém gosta de ver um monte de promoção e de perfis querendo vender algo para elas o tempo todo. Entretanto, se você não divulgar seu produto, nunca venderá.
Fazer posts com promoções exclusivas é uma ótima oportunidade de incentivar seus clientes a desejarem seu produto. Saiba explorar essas funcionalidades da melhor maneira possível.
Atualmente, cada vez mais as pessoas estão recorrendo a vídeos do que conteúdos escritos ou fotos. Com eles, a dinâmica é maior e muito mais interessante.
Por isso, Utilize bastante o Reels para criar conteúdos que possam engajar com seu público. Mostre seus produtos funcionando, você fabricando eles e demais conteúdos. Coloque sua criatividade para trabalhar e aproveite essa funcionalidade incrível.
Com a chegada do post em collab ou posts em colaboração, duas pessoas podem fazer o mesmo post e ter ambos os perfis mostrados. Caso você faça essa parceria com outro perfil, os seguidores deles poderão ver seu perfil também.
Essa ferramenta chegou para ajudar os criadores a divulgarem seus conteúdos para mais públicos e assim alcançar cada vez mais seguidores e pessoas. Caso fizer sentido para seu negócio esse tipo de estratégia, utilize-a.
Aqui você vai utilizar em praticamente todos os seus posts e publicações. É importante criar textos e legendas que façam o seu seguidor entender a mensagem que você quer passar e também influenciá-lo a executar alguma ação.
Em seus posts no Feed e Reels é legal criar legendas curtas que prendam o leitor. No final, usar algum tipo de chamada para comentar, salvar ou curtir o post. Já nos stories você pode ir colocando algumas pequenas informações sobre o que está acontecendo ou algumas perguntas para que respondam.
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O Instagram sem dúvidas é o melhor aplicativo para divulgar algum tipo de produto/serviço/conteúdo na internet. Seguindo essas dicas que você aprendeu nesse artigo, você pode atrair muito mais público e reconhecimento para seu e-commerce.
Agora que já sabe como criar uma marca forte e conseguir atrair muitos seguidores que gerem engajamento no seu Instagram, está na hora de converter isso em vendas. Dentro do Instagram tem a opção de criar uma loja virtual para seu perfil e assim criar catálogos e marcar seus produtos em posts e stories.
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