No dia 24 de novembro de 2023, ocorrerá mais uma edição da Black Friday, que se consolidou como a data mais aguardada e promissora para o mercado digital. Em 2022, os e-commerces brasileiros registraram um faturamento total de R$ 6,1 bilhões.
Pode parecer muito cedo para começar a pensar na Black Friday, mas para quem possui um e-commerce, é fundamental começar a traçar as estratégias com antecedência para investir pesado neste dia tão promissor. Esses meses de preparação podem fazer toda a diferença nos resultados lá na frente.
Comece a planejar cedo: é importante iniciar o planejamento para a Black Friday com meses de antecedência. Isso dará tempo para criar promoções, preparar o estoque e garantir que o site esteja funcionando corretamente.
Analise as tendências do mercado: fique atento às tendências de mercado para saber o que os consumidores estão buscando e, assim, criar promoções mais efetivas.
Analise seus dados de vendas anteriores: utilize dados de vendas anteriores da sua loja para identificar produtos mais populares e oferecê-los com descontos atrativos.
Invista nas opções de pagamento: formas engessadas de pagamento são responsáveis por impedir 80% do público de comprar na internet. Para reduzir o abandono de carrinho na Black Friday, é preciso integrar novas soluções de pagamento à loja virtual.
Ofereça frete grátis: muitos consumidores procuram por frete grátis durante a Black Friday, portanto, considere oferecer essa opção para aumentar as vendas.
Invista em publicidade: crie campanhas publicitárias e de pré-campanha que alcancem seu público-alvo e destaque suas promoções para a Black Friday.
Ofereça vantagens para compras em grandes quantidades: crie promoções para incentivar a compra de mais de um produto.
Prepare seu estoque: é importante acompanhar o comportamento do consumidor para saber quais são os itens mais desejados para a Black Friday. Mas, ainda mais interessante, é garantir um bom estoque de produtos o quanto antes.
Utilize as redes sociais: divulgue suas promoções nas redes sociais para aumentar a visibilidade da sua loja e atrair novos clientes. Analise a possibilidade de investir em tráfego pago.
Tenha um bom atendimento ao cliente: durante a Black Friday, os clientes podem ter dúvidas ou problemas com suas compras. Por isso, é importante ter uma equipe preparada para atendê-los de forma eficiente e solucionar seus problemas rapidamente.
Bônus:
De acordo com um estudo da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), as alavancas comerciais mais populares entre os consumidores são:
Frete grátis: 87%
Descontos e promoções: 68%
Cashback: 57%
Programa de pontos: 45%
Brindes e amostras grátis: 31%
Gostou das dicas para vender na Black Friday?
Agora mãos à obra: comece a preparar seu negócio para bater um recorde de vendas!