A sigla EAN corresponde ao código de barras de 13 dígitos criado na Europa pela GS1 e utilizado pelo mundo todo.
A Numeração Europeia de Artigos possui todos as informações importantes de um produto como fabricante, país de origem, modelo de produto e dígito verificador.
Estas informações são distribuídas da seguinte forma:
O código EAN tem como utilidade realizar o controle interno das vendas sobre cada produto da empresa, a fim de reduzir uma possível falha, já que a gestão e identificação de cada mercadoria é feita individualmente.
Para isto, caso você some todos os dígitos de um código EAN, o resultado sempre dará 13. Para assegurar mais segurança na leitura do código de barras, é adicionado o último dígito verificador.
Com o EAN, é possível armazenar a sequência numérica de forma única para gerenciar cada unidade e até mesmo o lote, visto que o código é exclusivo do produto, nunca vai se repetir e não pode ser usado por um produto diferente.
Com o uso do EAN, conseguimos perceber discrepâncias e erros durante uma transação comercial internacional de importação ou exportação entre diferentes países.
Vale lembrar ser obrigatório cadastrar o código EAN em seus produtos para vender nos marketplaces e pelo Google Shopping.
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Se por acaso você revende os produtos não precisa se preocupar, o código é gerado pelo próprio fabricante. Se for você que produz os produtos, a sua empresa é que será responsável por gerar o código. Há empresas especializadas em fornecer este serviço no Brasil, caso precise de ajuda.
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Além do EAN-13, existem outros códigos de barras ao redor do mundo, como o UPC e DUN.
Em comparação ao UPC, a principal diferença é a quantidade de números que compõem o código, além do UPC ser utilizado nos Estados Unidos e Canadá enquanto o EAN-13 tem como origem e é mais utilizado na Europa. Caso você exporte seus produtos para estes locais, fique atento para usar o código certo na embalagem.
Se tratando do DUN-14, além da quantidade de números, sua principal característica é ser usado para identificar várias unidades de produtos de um só vez, enquanto o EAN-13 tem como papel identificar cada produto individualmente.
Já o SKU é o código de barras para ser utilizado internamente pela empresa. Como o SKU não possui padrão pré-determinado, pode haver coincidência entre os números utilizados, isto já não acontece com o EAN. O código SKU é formado por números e letras e vária de comprimento, diferentemente do EAN que apenas possui 13 números.
É extremamente fácil fazer a identificação do produto no seu ERP. Basta fazer a leitura por um leitor de código de barras. Isso garante mais agilidade e produtividade para seu negócio, pois não será necessário fazer o registro de saída do produto manualmente.
É extremamente fácil fazer a identificação do produto no seu ERP. Basta fazer a leitura por um leitor de código de barras. Isso garante mais agilidade e produtividade para seu negócio, pois não será necessário fazer o registro de saída do produto manualmente.
O EAN não somente facilita a identificação dos produtos para sua empresa como para os marketplaces, logo, seu anúncio também ganha mais relevância por conta do histórico de vendas de outros produtos associados com o item cadastrado.
Utilizar o EAN em seus produtos irá depender muito para quem é seu consumidor e onde ele vive. Como vimos no artigo, o código de barras é muito usado na Europa, entretanto, talvez faça mais sentido usar outro, caso você venda para outros países como os Estados Unidos e Canadá.
Agora queremos saber de você, qual código de barras que você utiliza nos seus produtos? Adoraremos ler seus comentários! Não deixe de conferir também outros artigos do blog sobre diversos temas do mundo do e-commerce. Para acessar, basta clicar no botão abaixo.