O clube de compras é uma estratégia para potencializar o engajamento dos clientes da sua loja loja virtual. Assim, o seu negócio tem um aumento no fluxo de vendas e também, na fidelização seus clientes.
Em diferentes mercados e com variadas categorias de produtos, o clube de compras tem crescido cada vez mais. Obviamente, isso chamou a atenção do E-commerce, que está trabalhando cada vez mais para criar um base de clientes que irão comprar de forma recorrente em suas lojas virtuais.
Um clube de compras oferece uma experiência personalizada ao cliente. Essa estratégia também permite o ganho de benefícios tanto por parte do consumidor quanto do E-commerce.
Através de um tratamento diferenciado, será possível criar uma experiência única ao consumidor que assina o clube de compras. Essa estratégia tem como principal papel alavancar as vendas, aumentar também o ticket médio e criar uma legião de clientes fiéis, através de um sistema que estimula as compras recorrentes.
Você deseja saber mais como conseguir todas essas vantagens? Leia o artigo que preparamos e conheça tudo sobre o clube de compras e as suas vantagens.
O clube de compras nada mais é do que um modelo de negócios baseado naquilo que chamamos de receita recorrente. A receita recorrente é quando é realizado o recebimento de serviços específicos ou pela compra de bens a um cliente de forma automática e através de periodicidade previamente combinada.
Lembra da Netflix? O serviço de streaming de filmes e séries cobra um determinado valor dos seus assinantes, para que eles tenham acesso aos conteúdos. Todo mês, a Netflix receberá esse valor da assinatura, sendo esta a receita recorrente.
Ao entrar para um clube de compras, o consumidor terá acesso a uma série de benefícios. Para isso, é necessário o pagamento de uma assinatura mensal, por exemplo. Também existem outras opções, como uma taxa de manutenção periódica, que não precisa ser necessariamente paga todo mês.
As vantagens de se participar de um clube de compra são várias. Vão desde descontos e a compra de produtos exclusivos até o envio de uma seleção especial de produtos, exclusiva para quem faz parte desse clube.
O modelo já é bem conhecido nos Estados Unidos há um bom tempo. De uns anos pra cá, essa estratégia também ganhou força no Brasil, com o aumento do comércio brasileiro e as estratégias para se conseguir mais clientes.
Ainda muitas pessoas confundem o que é o clube de compras com os sites de compras coletivas. Mesmo que o nome seja parecido, o funcionamento dessas duas modalidades é bem diferente.
O primeiro parte da exclusividade e da compra recorrente. Já o segundo, é uma estratégia feita para a atração de consumidores por meio de ofertas.
O clube de compras é uma estratégia acertada para construir um relacionamento com o cliente. Por outro lado, o clube de compras coletivas tem o objetivo de atrair, em sua grande maioria, novos consumidores.
Muitos dos sites de compras coletivas funcionam a partir de ofertas válidas por meio tempo limitado. Em alguns casos, também é necessário um determinado número de adesões para que os benefícios sejam ativados.
Nesse caso, o que é mais importante é a quantidade e não a qualidade dos produtos. Essa estratégia que ficou muito popular no Brasil no início dos anos 2000 e hoje perdeu bastante força. Atualmente, o clube de compras coletivas está quase que restrito somente ao varejo físico.
No comércio eletrônico existem dois tipos principais de clubes de compra. Estamos falando do clube de descontos e do clube de assinatura.
As duas modalidades apresentam o mesmo princípio de associação em troca de alguns benefícios. Mas elas apresentam algumas diferenças primordiais, que vamos discutir a seguir.
O clube de descontos é uma maneira otimizada de oferecer vantagens para os clientes que participam do programa. É possível cobrar uma taxa de adesão ou manutenção dos benefícios.
Dependendo da estratégia, é possível ofertar preços diferenciados para as pessoas que se associam ao seu clube. Além de oferecer sorteios e a possibilidade de comprar produtos exclusivos.
Embora o benefício principal seja a oferta de preços e ofertas especiais, essa modalidade não é necessariamente igual ao clube de compras coletivas.
Isso acontece porque diferente do último, os participantes usufruem automaticamente das ofertas. Ou seja, não é exigido um número de adesões para aproveitar os benefícios oferecidos.
O clube de assinatura é uma modalidade baseada no mesmo princípio das tradicionais assinaturas de revistas, jornais e serviços de streaming. Com o pagamento periódico, recebe-se um produto ou serviço específico em casa, podendo ter esse benefício aproveitado mensalmente, semanalmente ou até mesmo, diariamente.
O modelo de clubes de assinaturas tem ganhado cada vez mais popularidade na internet. Essa é uma verdadeira tendência, com cada vez mais clubes de assinatura sendo inaugurados.
Para se ter uma ideia, esse mercado movimenta cerca de R$ 1 Bilhão, segundo algumas estimativas. Ou seja, é uma oportunidade e tanto!
Atualmente, existe uma grande quantidade de E-commerces usando esse molde nos mais diversos segmentos, como alimentação, bebidas, petshop, livres, maquiagens, produtos para barba e muito outros mercados.
Dessa forma, podemos concluir que qualquer empreendimento que vende pela internet e que apresenta um público fiel, pode se beneficiar do modelo de clube de compras.
A estratégia do clube de compras traz benefícios mútuos para os compradores e também para os E-commerces. Ao mesmo tempo que o cliente aproveita o benefício de descontos expressivos, as empresas também tem a oportunidade de vender mais produtos.
Além disso, o clube de compras também permite um contato mais próximo com o cliente, podendo receber feedbacks mais rápidos e também ter interações que gerarão mais confiança por parte do cliente.
Essas são as principais bases para a criação de uma relação duradoura e de confiança com os consumidores. Visto essas facilidades, vamos agora entender os benefícios dos clubes de compra para o E-commerce.
Um dos principais benefícios que o clube de compra oferece para uma loja virtual é a recorrência da compra programada de um pacote de produtos. Enquanto o consumidor tem as vantagens de um serviço personalizado, o E-commerce se beneficia dos pagamentos recorrentes.
Essa é uma das principais maneiras de fazer com seus clientes comprem na sua loja virtual automaticamente e durante um bom tempo. Isso acaba aumento o chamado lifetime value (LTV), o montante recebido de cada consumidor ao longo da relação do cliente com a empresa.
Essa estratégia também traz maior segurança para o seu negócio, gerando previsibilidade de receita e facilitando a tomada de decisões. Com base na previsão de lucros para o próximo mês, você poderá tomar melhores decisões de como fazer expansões no seu negócio, por exemplo.
Um dos aspectos mais importantes que encontramos no clube de compras é a possibilidade de fidelização dos seus clientes. Estudos feitos pela Universidade de Northwestern apontam que 15% dos consumidores mais leais são responsáveis por cerca de 70% das vendas de uma empresa.
Dados como esse mostram a importância em fidelizar seus clientes e na maior importância ainda de trabalhar com estratégias que garante essa fidelização.
O modelo de clube de compras trabalha diretamente com esse tipo de abordagem, o que aumenta ainda mais a sua relevância.
A utilização do clube de compras no E-commerce também funciona para descobrir poderosos insights do seu público. Com dados demográficos e comportamentais, você entenderá muito melhor como são seus assinantes.
Essas informações podem ser utilizadas diretamente para melhorar a abordagem junto com seu público e também otimizar a elaboração de novas estratégias para capturar novos clientes.
Outro benefício que não podemos deixar de citar é a oportunidade do melhor fluxo dos seus produtos, o que otimiza a gestão do seu estoque.
Nos modelos com base na assinatura de clientes, é possível prever a saída mensal de produtos, considerando o número de assinantes. Além disso, também é possível colocar itens estagnados no seu estoque, os selecionando para o próximo envio.
Essa estratégia especial faz com que seu estoque não fique parado. No clube de descontos, é possível aumentar as ofertas das mercadorias que apresentam maior dificuldade de sair.
Você pode, por exemplo, oferecer combos de produtos, para que o desconto seja maior. Assim, seus clientes estarão mais tentados a comprar um produto que não apresenta uma boa rotatividade.
Ao saber melhor quais serão as vendas do próximo mês, as chances de ter prejuízos na sua estratégia de vendas serão bem menores.
O clube de compras é uma ótima maneira de fidelizar clientes. Como vimos no texto, também é uma maneira otimizada de manter a rotatividade do seu estoque, já que no clube de compras é possível trabalhar com descontos especiais para produtos que estão encalhados no estoque, por exemplo.
Além disso, também é importante ressaltar que o clube de compras está crescendo cada vez mais no comércio virtual brasileiro. No exterior, a estratégia é amplamente utilizada e agora, ganha cada vez mais força em território nacional.
Você já trabalhou com um modelo de clube de compras? Ou deseja implementar esse modelo na sua loja virtual? Deixe suas impressões nos comentários.