Quando o assunto é meio de pagamento online, chargeback é um dos tópicos que mais geram dúvidas, pois consegue impactar diretamente os custos e a credibilidade da marca.
As pessoas estão cada vez mais envolvidas nos meios digitais. Por conta disso, os comportamentos de consumo seguiram essa tendência e, claro, as compras pela internet não param de crescer.
Entretanto, conforme o crescimento dos E-commerces, o chargeback (uma espécie de estorno) também cresce. Isso pode acabar dando prejuízos financeiros consideráveis para muitos lojistas.
Se você está há um bom tempo nesse ramo, sabe o quanto reembolsos podem afetar o andamento da sua loja virtual. Portanto, é extremamente importante pensar em ações que evitarão esse problema.
Sabendo disso, elaboramos um conteúdo especial com informações importantes que você precisa saber sobre o chargeback e como proceder quando for solicitado.
Resumindo: O chargeback é o cancelamento de uma venda feita via cartão de crédito ou débito.
Essa ação pode acontecer em até 180 dias após a conversão ou até a última prestação, no caso de a compra ter sido parcelada.
De maneira geral, o pedido do chargeback sucede quando o titular do cartão desconhece a operação ou quando a transação desobedece às normas previstas nos termos das administradoras de cartão.
Quando comprovada a irregularidade, o valor é integralmente estornado ao cliente.
E no momento que o chargeback é liberado, os lançamentos são instantaneamente anulados e o lojista deve arcar com os prejuízos.
Apesar de ser uma forma de proteger os clientes, esse procedimento pode estar ligado a diversas ações suspeitas.
O chargeback pode ocorrer em quatro situações:
O chargeback, como foi descrito acima, é o pedido de cancelamento de uma compra.
Já o estorno é a devolução do crédito ao cliente. Esse tipo de ação pode ou não decorrer do processo de chargeback, afinal, o lojista tem a chance de provar que a jornada de compra ocorreu corretamente, desde o checkout à entrega do produto.
Por outro lado, o reembolso não envolve administradoras de cartão, como nos dois recursos que citamos acima. Neste caso, o próprio lojista devolve o dinheiro ao consumidor.
Geralmente, o desenrolar apresenta um tom mais amigável e sucede questões menos burocráticas, como o retorno de produtos com defeito ou outras situações.
Vale dizer que o chargeback é diferente do direito de arrependimento, previsto no artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, que dá o direito ao comprador de devolver um produto após 7 dias e receber o valor investido.
Este benefício, como o reembolso, não implica a participação de operadoras de cartão.
Há diversas situações onde o chargeback pode acontecer, mas as principais são:
De acordo com o que já vimos, cancelamentos de vendas podem causar dores de cabeça ao lojista e até multas, caso acontece uma grande quantidade de anulações.
O número mais desejado na taxa de chargebacks é de no máximo 1%, segundo as operadoras de cartão.
Dessa forma, evitar a alta ocorrência de chargebacks é uma busca constante dentro da sua loja online e precisa ser um dos principais objetivos do financeiro da sua empresa.
Confira agora algumas estratégias que evitarão chargebacks na sua loja virtual:
Primeiramente, começamos com uma dica bem simples, porém importante: dedique-se diariamente às vendas efetuadas na sua loja virtual.
Tenha seus pedidos mantidos em perfeita organização, assim como os comprovantes de transação financeira e de entrega, pois caso ocorra um chargeback, você terá todas as provas de contestação à mão.
Observe também o comportamento do público: se um mesmo cliente realizar diversas compras em um espaço de tempo muito curto ou com um ticket médio maior que o normal, vale a pena ficar atento e preparar-se para um possível cancelamento.
Além disso, fique de olho nas informações de cadastro do seu cliente, como se o nome e o e-mail do cliente são semelhantes ou se o DDD do telefone corresponde ao CEP.
É extremamente importante oferecer um atendimento ao cliente ágil e também que seja claro, principalmente em relação às políticas de troca e cancelamento das compras.
Isso certamente livrará sua empresa de alguns chargebacks do tipo desacordo comercial, afinal, desde o primeiro contato, o cliente saberá o que esperar ao longo da jornada de compra, sem frustrações.
É interessante também desenvolver um FAQ (Perguntas Frequentes), para que o público consiga tirar suas dúvidas de uma forma mais rápida.
É extremamente importante contar com um serviço de análise de riscos, para evitar a constância de chargebacks na sua loja virtual.
Essas soluções especiais são rápidas e eficientes para evitar fraudes e cancelamentos de vendas. Como são sistemas inteligentes, permitem que uma alta quantidade de informações sejam analisadas em pouco tempo.
Isso evita uma grande quantidade de esforço humano para analisar muitos pedidos e informações dos clientes e também traz mais segurança para o seu negócio.
O Magazord, plataforma de E-commerce de alta performance e feita sob medida para diferentes empresas, apresenta tecnologias exclusivas para o combate ao chargeback.
Atualmente a Magazord conta com o Sentynela, uma solução de antifraude, focada no E-commerce. Tal solução resulta em uma maior segurança para nossos clientes, que poderão ficar despreocupados com altas taxas de chargebacks em seu negócio.
O Sentynela utiliza inteligência artificial para evitar fraudes e consequentemente, aumentar os lucros da sua loja virtual.
A solução antifraude analisa mais de 130 fatores e também o histórico de navegação do cliente no site, para definir se a compra pode ou não ser uma fraude.
Com tecnologias assim, a Magazord trabalha constantemente para oferecer o máximo de segurança para seu E-commerce.
Com nossas soluções de antifraude, o número de chargebacks diminuem consideravelmente e você tem mais segurança para se concentrar em vender e lucrar mais.
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